A candidata do Partido ALIANÇA ao Parlamento Europeu, Paula Pacheco visitou uma unidade hoteleira no conceito de eco resort, no concelho da Ribeira Grande, em S. Miguel.
O turismo, enquanto sector cada vez mais importante da economia dos Açores, a par de outros, é uma preocupação do Partido Aliança tendo em vista que ele deve ser sustentável e perfeitamente enquadrado num destino que oferece a sua natureza aos nossos visitantes.
Os Açores têm características singulares e são ambientalmente ricos, não obstante a sua dimensão, localização e dispersão territorial que lhe confere um conjunto de fragilidades ambientais que colocam riscos que devem ser devidamente acautelados.
O turismo é uma actividade que, não estando devidamente organizada e estruturada com base em preocupações de sustentabilidade ambiental, pode, a prazo, constituir um desses riscos com consequências nefastas para as gerações futuras.
Considerando que a nossa natureza é a matéria-prima principal do turismo dos Açores, cabe-nos garantir que a sua exploração se faça de forma equilibrada e que o aproveitamento da sua cadeia de valor possa ser aproveitado por uma economia ao serviço das pessoas e da sua qualidade de vida.
A nossa natureza e a sua beleza paisagística são um recurso que deve ser defendido com energia. A nossa natureza é o nosso ouro, mais concretamente o nosso “ouro verde”.
Por isso, na óptica do Partido ALIANÇA, o planeamento das várias componentes do desenvolvimento dos Açores como destino turístico de excelência, deve ser um factor essencial para que não se cometam erros que podem por em causa o seu futuro. A construção de unidades hoteleiras de dimensão adequada e perfeitamente enquadradas na nossa paisagem natural, assim como o seu potencial de criação de emprego qualificado
deve ser um factor crítico de avaliação.
O turismo dos Açores vive da interacção e usufruto da natureza por parte dos nossos visitantes, não só no interior singular das nossas ilhas, mas também nas zonas marítimas e balneares que são muito sensíveis à pressão da massificação turística.
Os Açores não suportam um turismo assente em alta densidade e a sua oferta deve basear-se em conteúdos de qualidade, estruturados na autenticidade e valores éticos, tendo como objectivo gerar experiências inesquecíveis para os nossos turistas, ao mesmo tempo que devem colocar o valor acrescentado criado ao serviço da qualidade de vida dos açorianos.
Os fundos europeus que têm servido, servem e continuarão a servir para desenvolver o turismo dos Açores, devem ser usados com a preocupação de promover investimentos que respeitem estes valores, assim como a sua aplicação com base em premissas estratégicas já consagradas em vários estudos e planos, que têm de sair do papel e ser aplicados.
O Partido ALIANÇA, no âmbito do trabalho que irá desenvolver no Parlamento Europeu, tal como na sua acção política de âmbito regional e nacional, dedicará uma grande atenção ao acompanhamento da actividade no sector do turismo dos Açores, quer seja nas políticas públicas ou da acção do sector privado.













