Alunos do 3º e 4º ano vão poder usar os manuais escolares gratuitos sem ter que os devolver

0
14
DR

A partir do próximo ano letivo, os alunos do 3º e do 4º ano do ensino básico passam também a poder utilizar os manuais escolares gratuitos sem devolução no fim do ano letivo. Esta medida, incluída no Orçamento da Região por proposta do Bloco de Esquerda, vai fazer com que os alunos possam realizar as atividades e os exercícios no próprio livro, o que facilita o processo de aprendizagem e o funcionamento das aulas.

Atualmente apenas os alunos do 1º e do 2º ano podem realizar as atividades e os exercícios no próprio livro, sem que isso leve ao seu pagamento por não estar em condições de reutilização. A partir do próximo ano letivo, os manuais escolares passam, assim, a ser totalmente gratuitos para todos os alunos do ensino básico, independentemente do estado de conservação do livro após utilização.

No Orçamento da Região para este ano, foram ainda aprovadas outras duas propostas do Bloco de Esquerda relacionados com a Educação: o reforço das respostas da rede de Creches e CATL entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares, assim como uma verba de 100 mil euros para a reparação dos problemas de humidade que condicionam a utilização do ginásio da Escola Básica e Secundária da Calheta.

O Bloco de Esquerda conseguiu ainda fazer aprovar uma proposta que obriga o Governo Regional a encetar os esforços necessários para a certificação da iluminação da pista do aeródromo das Flores, de forma a permitir a realização de voos civis em horário noturno, uma reivindicação que os florentinos fazem há muito tempo.

O Bloco de Esquerda vai estar atento à implementação, pelo Governo Regional, destas quatro medidas até ao fim do ano, e lamenta as dezenas de propostas rejeitadas pelos partidos da maioria no âmbito do debate do Plano e Orçamento da Região para 2021.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO