Alunos Faialenses não chegam à Fase Nacional do Corta-Mato Escolar

0
7

No passado sábado, dia 7 de fevereiro, realizou-se a fase regional do Corta-Mato Escolar, que teve lugar no Parque da Alagoa, na ilha do Faial.

Esta fase da competição é da responsabilidade da Direção Regional do Desporto, operacionalizada pelo Serviço de Desporto do Faial em parceria com a Associação de Desportos da Ilha do Faial, contando também com a colaboração da Câmara Municipal da Horta.

Esta fase foi procedida da fase de escola e de ilha e serve de apuramento à Fase Nacional. Na prova participaram 68 alunos das 20 escolas participantes da Região. A Escola Básica António José de Ávila (EBAJA) teve 23 alunos em competição e a Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) teve oito.

Apurados para a seleção Açores, que irá participar na fase nacional que se realiza em Guarda no dia 7 de março, ficaram 8 alunos dos escalões de iniciados e juvenis, mas nenhum é faialense.

No escalão de infantis, no corta-mato 1.000 metros, só participaram alunos da  EBAJA. O mais rápido foi Miguel Anjos e o segundo foi Francisco Silva. Em femininos, a primeira a cortar a meta foi Sofia Maia, seguida de Carolina Ramos, que ficou em segundo e Clara Escobar, que ficou em terceiro.

Também em infantis, mas no corta-mato 1.500 metros masculinos, o melhor foi Bruno Ávila da ESMA. No pódio ficou ainda Tiago Pinto no segundo lugar e Ricardo Garcia no terceiro, ambos da ABAJA. Em femininos, a primeira classificada foi Filipa Silva (ABAJA), que ficou à frente de Rafaela Gonçalves (ESMA), segunda classificada, e Etalvina Dutra (ABAJA), que foi terceira.

O corta-mato de 2.000 metros, em iniciados femininos, houve 11 participantes. Adriana Garcia, da Vitorino Nemésio, foi a melhor em prova e ficou com o primeiro lugar. Dânia Furk, dos Biscoitos, foi segunda classificada e Matilde Borges (Nordeste) foi terceira.

Já no que diz respeito ao corta mato de 2.500 metros houve vários escalões em competição. No escalão de juvenis femininos conclui em primeiro Beatriz Dâmaso (Laranjeiras) e a segunda foi Andreia Balbino (Vitorino Nemésio), seguida de Daniela Soares (Graciosa). Em masculinos esteve em competição o escalão de iniciados. O melhor em prova foi João Janeiro, da escola dos Arrifes. Em segundo ficou César Carvalho, dos Biscoitos e em terceiro Alexandre Almeida, dos Ginetes.

No corta-mato de 3.500 metros só  existem participações masculinas. No escalão de juvenis foi mais veloz, Hélder Soares (Nordeste), ficando ainda no top 3 Ivan Silva (Madalena) em segundo e Gonçalo Borges (Vitorino Nemésio) em terceiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO