Ampliação da pista do Aeroporto da Horta – Deputados do PS e do PSD na República instam Governo para obras

0
15
TI

Já deu entrada na Assembleia da República o Projeto de Resolução do PSD que pretende a ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Os deputados do PS, eleitos pelos Açores, sugerem ainda que Governo da República assegure as condições técnicas e financeiras para a concretização da ampliação da pista.

Os parlamentares da bancada do PS alertam para a dimensão da pista, dizendo que, “coloca penalizações na operação de ligação ao continente português (Horta/Lis-boa)” e não só. “No número de passageiros, na bagagem, na carga e no combustível, criando graves constrangimentos na regularidade da operação e serviços associados”. Carlos César, Lara Martinho e João Castro afirmam que isto traz “consequências ao nível económico, social e de coesão territorial”.
Os deputados do PS acrescentam ainda que “a necessidade de ampliação desta infraestrutura, até hoje não concretizada pelas entidades que detêm essa obrigação e competência, tem sido alvo de um amplo consenso local, regional e mesmo nacional, bem como, da sensibilidade e compromisso de sucessivos governos e responsáveis políticos, visando a sua efetivação”, advertem ainda, lembrando que em 2012 o Governo PSD/CDS não aproveitou a oportunidade aquando da privatização da ANA e omitiu este aeroporto do acordo de concessão.
Embora a ANA – Aeroportos de Portugal, ter previsto no seu quadro de investimento até 2021 a ampliação desta infraestrutura, reabrindo as condições de financiamento, apelam ao Governo que diligencie junto da ANA – Aeroportos de Portugal, a calendarização da ampliação da pista do aeroporto da Horta.
“As recentes informações de afetação de 10,4 milhões a este investimento recupera expetativas e reabre soluções para a sua concretização”, explica o deputado João Castro, o mesmo congratula-se com o facto de o PS “estar uma vez mais do lado da solução”.
Por sua vez, a deputada do PSD Berta Cabral lembra que as condições de operacionalidade do Aeroporto da Horta “tem sido, de facto, objeto de apreensão por parte das forças vivas e da população em geral do Faial, porquanto limitam a operação a determinado tipo de aeronaves, com prejuízos óbvios no desenvolvimento da ilha”. Acrescenta também que “nos últimos anos, a quantidade de voos cancelados e ou desviados para outros aeroportos aumentou exponencialmente, afetando negativamente a qualidade e o nível do serviço prestado às populações, frustrando as expetativas dos turistas e criando danos reputacionais ao destino turístico Açores”.
A deputada social democrata ainda recorda que na visita da Comissão de Economia aos Açores, “a ANA confirmou que vai intervir na pista da Horta para construir as áreas de segurança RESA. Igualmente, a reprogramação do PT 2020 e o novo Quadro Financeiro Plurianual criam condições para que os Governos da República e da Região estabeleçam a parceria com a ANA para a efetiva ampliação”.
Em conclusão a deputada refere que “é uma oportunidade que não pode ser deixada passar, e foi nesse sentido que o PSD criou esta iniciativa, que será discutida em plenário brevemente”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO