António Ventura confronta Ana Paula Vitorino com promessas não cumpridas para os Açores

0
36
DR

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República (AR), António Ventura confrontou ontem a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acusando o Governo “da geringonça” de ter falhado “sucessivas promessas feitas as açorianos, das quais se destacam os radares meteorológicos, mas também um leque de investimentos anunciados para o Porto da Praia da Vitória, tudo coisas que ficaram no esquecimento do governo”, afirmou.

O social democrata falava na Comissão de Agricultura e Mar, onde lembrou que estava prevista, desde 2017, “a reinstalação de um radar meteorológico na Serra de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, e de um radar meteorológico na Ilha de São Miguel, e a verdade é que não há nenhum radar instalado”, sublinhou.

António Ventura reforça que “essa é uma grande necessidade dos Açores, uma região com instabilidade climática e muitas vezes fustigada por intempéries, sendo que os especialistas até dizem que seriam precisos três radares um em cada grupo de ilhas”, acrescentou.

O deputado do PSD relembrou igualmente um leque de investimentos “anunciados para o Porto da Praia da Vitória, não só no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), mas também da declaração conjunta dos dois governos socialistas”.

“Essa declaração foi assinada em abril de 2018, pelos governos dos Açores e da República, e visava também candidatar o Porto da Praoa da Vitória ao Plano Juncker, o que nunca aconteceu. Havia mesmo uma verba de 77 milhões de euros, da qual não foi utilizado um único cêntimo”, diz Ventura.

“Nesse compromisso, estava igualmente mencionada a criação de grupo de trabalho para, em articulação com o governo açoriano, promover novas sinergias públicas na área da Sismologia. Outra promessa que não passou do papel”, acusou o deputado.

António Ventura voltou também a acusar o Governo Regional de “um silêncio cúmplice, perante os incumprimentos da República e de António Costa, pondo claramente os interesse socialistas adiante dos interesses dos açorianos”, lamentou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO