António Ventura denuncia falhas e incapacidades na Saúde açoriana

0
11
DR

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou ontem a Ministra da Saúde, no sentido “de que o Governo acuda ao setor nos Açores, dadas as incapacidades do executivo regional em resolver os problemas existentes”, disse.

 

Intervindo numa Interpelação ao Governo, agendada pelo PSD, sobre a situação da Saúde em Portugal, o social democrata frisou que, “esta é a Assembleia de todos os portugueses e, como tal, também é a Assembleia dos açorianos, pelo que temos de atender aos problemas do setor na Região, denunciando que o governo regional é incapaz de resolver os seus problemas. E é assim há 23 anos”, afirmou.

 

António Ventura deu como exemplo a existência “de 12500 açorianos em lista de espera cirúrgica”, sublinhando que no maior Hospital da Região – o HDES, em Ponta Delgada – o tempo médio de espera é 5 vezes superior à média nacional”, avançou.

 

“Infelizmente, os Açores estão nos primeiros lugares na mortalidade neonatal e perinatal, sendo que na Região se vive em média menos três anos do que no resto do país”, acrescentou.

 

Lembrando que em outubro de 2020, “se vão realizar as eleições regionais, nas quais será imperioso mudar de governo”, o deputado do PSD quis saber “que vai fazer, até lá, o Governo da República, para acudir à Saúde nos Açores, pois os açorianos estão a ser tratados como portugueses de segunda”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO