António Ventura questiona República sobre apoios adicionais prometidos em 2016

0
6
DR

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou hoje o Governo sobre “a reivindicação de Portugal, perante as Instituições Europeias, de um envelope adicional no âmbito do Programa POSEI. Uma intenção anunciada pelo Primeiro-Ministro e pelo Presidente do Governo Regional dos Açores em abril de 2016”, recordou.

 

“Em abril desse ano, António Costa esteve nos Açores e, juntamente com Vasco Cordeiro, prometeu um envelope financeiro adicional no POSEI, criando assim expetativas aos açorianos e, em particular, aos agricultores da Região”, avançou o social democrata.

 

“A promessa foi feita no âmbito da Declaração Conjunta entre o Governo da República e o Governo Regional e, a esta altura, nada se sabe sobre aquela reivindicação especifica para os Açores, nomeadamente sobre as diligências efetuadas, documentos enviados e sensibilidades obtidas”, afirma António Ventura.

 

“Em 2020, o que se sabe é da eventualidade da existência de cortes no POSEI”, reforça o deputado, frisando que “nada se sabe sobre o que fazem o Governo da República o Governo Regional dos Açores nesta matéria”.

 

“Numa temática tão fundamental como é a Agricultura nos Açores, os dois Governos não podem estar de férias”, diz António Ventura, para quem “é cada vez mais evidente que o Governo vive de anúncios e cria

expetativas sem as concretizar”, criticou.

 

O deputado açoriano do PSD solicitou junto do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, documentos enviados de reivindicação e justificação, diligências efetuadas e eventuais respostas obtidas sobre o assunto.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO