Governo dos Açores alarga utilização de gasóleo agrícola às carrinhas com caixa fechada usadas na horticultura, floricultura e fruticultura

0
9

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que os agricultores que sejam proprietários de veículos ligeiros de transporte de mercadorias com caixa fechada utilizados nas atividades de horticultura, floricultura e fruticultura passam a ter acesso a gasóleo agrícola nos Açores.

“Na perspetiva do Governo dos Açores, esta medida permite dar resposta aos anseios manifestados pelos agricultores ao longo dos últimos tempos e à dinâmica de crescimento que se tem verificado na área da diversificação agrícola”, salientou João Ponte.

Uma portaria hoje publicada em Jornal Oficial determina que também podem utilizar gasóleo agrícola veículos ligeiros de transporte de mercadorias com caixa fechada, com cilindrada igual ou inferior a 3.000 centímetros cúbicos e peso bruto igual ou inferior a 3.500 quilos.

“Esta alteração introduzida no sistema de abastecimento de gasóleo agrícola é concretizada sem aumentar os plafonds atribuídos às diferentes categorias”, garantiu João Ponte.

Para passarem a utilizar o gasóleo agrícola, os agricultores proprietários de carrinhas de caixa fechada devem efetuar o registo, entre 1 e 15 de março, nos Serviços de Desenvolvimento Agrário ou nas instituições devidamente creditadas para o efeito.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO