APADIF promove workshop “Animar para Educar”

0
27
TI/TO

TI/TO

O auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José Graça recebeu entre os dias 24 e 28 de julho o Workshop “Animar para Educar”, a cargo da APADIF – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha Faial.
Sob a orientação da formadora Sónia Sousa, o workshop foi dividido em 5 sessões de 4 horas e contou com a participação de 9 formandos.
Este workshop chegou à cidade da Horta com intuito de mostrar a animadores sócio culturais, professores, educadores de infância e não só, novas formas de agir não só em grupo mas também como individuais, “técnicas que possam ser utilizadas para ultrapassar certos limites causados pelo medo, bem como a importância da autoconfiança e confiança nos demais a quando da realização de diversas tarefas”.
A iniciativa pretende ainda que o seu frequentador seja capaz de tomar perceção da importância do pormenor, do poder de criatividade presente em cada um de nós e que aprenda a ser o mais direto e explícito possível mas que principalmente, seja capaz de “acreditar, fazer acreditar e ter prazer em acreditar”, sabendo como não se sentir só, mesmo estando sozinho.
No decorrer do workshop foram abordadas diversas temáticas desde a importância de uma respiração completa, através da exemplificação de diversas técnicas de respiração, assim como as vantagens que daí advêm. 
Os cuidados fundamentais para a obtenção de uma postura correta, juntamente com a mostragem de técnicas de colocação, projeção da voz, as vantagens de uma boa saúde vocal e os cuidados a ter com a mesma, foram outros dos temas abordados.
O programa teve início com as apresentações, seguindo-se depois uma sessão de exercícios de flexibilidade corporal, concentração e de técnicas de respiração e colocação de voz. 
A segunda parte do evento, centrou-se na manipulação e animação de objetivos cénicos e da desconstrução do objeto recorrendo à criatividade e espontaneidade. 
Durante a terceira sessão do programa, foram realizados exercícios de respiração completa, juntamente com a prática de técnicas de Alexander e, posteriormente, um trabalho de grupo que consistiu na criação de um espaço cénico e desenvolvimento da ação teatral perante a apresentação de vários objetivos e temas. 
Já a quarta sessão, contemplou exercícios e análise sobre o equilíbrio entre a razão e a emoção na atividade profissional de cada formando e ainda a criação de um texto teatral baseado na sua atividade profissional tendo como base a motivação, criatividade e espírito de liderança.
Por fim, na última sessão do workshop organizado, os exercícios realizados foram de relaxamento baseados em dinâmicas de grupos, concluindo com a criação, ensaio e sua posterior apresentação de um sketch de 20 minutos. No final, foram entregues os certificados de participação. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!