ASR – Quatro novos casos no Faial

0
37
DR
DR

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 41 novos casos positivos de Covid-19, sendo 33 em São Miguel, quatro no Faial, dois na Terceira, um na Graciosa e um em São Jorge, decorrentes de 1.358 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. E uma em laboratório privado não convencionada.

No Faial há quatro novos casos na Matriz, todos por aferir, sendo que dois correspondem a viajantes, não residentes.

Em São Miguel todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Ponta Delgada registou 17 novos casos, Ribeira Grande, nove, Vila Franca do Campo, quatro, Povoação, dois e Nordeste, um. 

Na Terceira foram diagnosticados dois novos casos em contexto de transmissão comunitária, um em Santa Luzia e outro na Ribeirinha, ambas freguesias do concelho de Angra do Heroísmo.

caso registado em São Jorge, no Norte Pequeno, integra a cadeia de transmissão local primária pré-existente.

Graciosa registou um novo caso, no Guadalupe, ligado a uma das cadeias pré-existentes.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 38 recuperações.

Dois casos anteriormente reportados, nas freguesias de São José e Relva, ambas do concelho de Ponta Delgada, apresentaram documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como casos ativos.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo, inicialmente alocado na freguesia de Capelas, concelho Ponta Delgada, se encontra a residir na freguesia de Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada.

À data de hoje estão internados 11 doentes nos hospitais dos Açores, 10 dos quais no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em Unidade de Cuidados Intensivos) e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

O arquipélago regista presentemente 457 casos positivos ativos, sendo 383 em São Miguel, 29 na Terceira, 18 em São Jorge, 12 no Faial, sete em Santa Maria, sete na Graciosa e um no Pico.

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria, duas na Graciosa e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 225 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.441 pessoas.

Após análise dos óbitos ocorridos na RAA, verificou-se a existência de duas incorreções, promovendo a alteração do número de óbitos por sexo e a distribuição por grupos etários. Os dados apresentados no boletim de hoje encontram-se corrigidos.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.431 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 7.775 pessoas, faleceram 39, saíram do arquipélago 89 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 667.555 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença Covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto corrente, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO