Assembleia Regional – Aprovada criação do canal Parlamento/Açores

0
9

A Assembleia Legislativa Regional aprovou esta tarde, por unanimidade, a criação do canal Parlamento/Açores, na sequência de uma proposta da representação parlamentar do PPM.

De acordo com Paulo Estevão, “a divulgação dos trabalhos parlamentares açorianos é cada vez mais residencial no espaço televisivo e o enfraquecimento progressivo dos órgãos de comunicação social regionais não permite perspetivar qualquer inversão desta tendência no âmbito da imprensa escrita e das rádios”. Nesta lógica, o deputado do PPM entende que a criação de um canal que transmita em direto e em canal aberto as reuniões dos plenários e das comissões parlamentares é “uma necessidade premente do nosso sistema político”, até como forma de aproximar os mecanismos de visibilidade da Assembleia Regional aos da Assembleia da República, cujos trabalhos são transmitidos atualmente em canal aberto.

A proposta agora aprovada prevê a formalização de um protocolo entre a RTP e a Assembleia Legislativa Regional, para que o novo canal possa utilizar o sinal e outros meios logísticos da estação pública regional, a que se devem juntar os meios técnicos e humanos de que o parlamento açoriano já dispõe para a transmissão online das reuniões plenárias.

A ideia é que o novo canal funcione “numa mancha horária devidamente calendarizada e pré-determinada” e o protocolo a estabelecer com a RTP deve, para Estevão, assegurar “a autonomia de gestão, por parte da Assembleia, do espaço de transmissão”. Para tal, será criado um conselho de direção, à semelhança do que acontece no canal da Assembleia da República, composto por um representante de cada grupo e representação parlamentar.

No entanto, e tendo em conta a indefinição que paira sobre o futuro da RTP/Açores, as negociações entre a Assembleia Regional e a RTP só deverão acontecer quando essa situação estiver clarificada.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO