Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial – Corpo de Bombeiros aposta na formação na área do Resgate Cinotécnico

0
33
DR

DR

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) promoveu, entre 5 e 9 de dezembro, uma formação para o Grupo Cinotécnico de Busca e Salvamento com a colaboração de dois formadores e um canídeo operacional oriundos de Viseu.

Decorreu entre os dias 5 e 9 de dezembro a formação do Grupo Cinotécnico de Busca e Salvamento (GCBS) da AHBVF com os formadores Daniel Madeira e António Ribeiro, oriundos de Viseu e acompanhados por um canídeo operacional.
Durante estes dias, os oito bombeiros e os cinco elementos caninos que compõem o GCBS adquiriram e praticaram diversas técnicas de salvamento para uma melhor capacidade de resposta.
“Esta colaboração com formadores externos, detentores de reconhecido know-how na matéria, reveste-se de uma enorme mais-valia para o GCBS e para a sua desejável evolução, contribuindo, por extensão, para a ampliação da capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros do Faial”, lê-se na nota enviada às redações.
Esta formação focou-se no aperfeiçoamento do canídeo mais experiente do GCBS, o Macro, para a sua rápida operacionalização, na iniciação dos canídeos mais novos, a Faya, a Kaira, a Lisi e a Safira, e no melhoramento de técnicas de figurante para todos os elementos.
Segundo o referido documento, para a AHBVF “importa continuar a apostar no desenvolvimento e aperfeiçoamento deste Grupo Especial”, que “não se tem poupado a esforços no sentido de criar condições para uma cada vez melhor operacionalização desta valência especializada, de prevenção e complemento ao Corpo de Bombeiros do Faial”.
O GCBS tem como objetivo principal a intervenção ao nível da busca e salvamento em contexto de acidentes naturais, bem como dar resposta a pedidos de intervenção para busca e salvamento de pessoas desaparecidas, tirando partido do binómio homem/cão. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!