Associações de Desenvolvimento Local dos Açores apresentam Estratégia de Desenvolvimento Local

0
20

As Associações de Desenvolvimento Local dos Açores e a Federação Minha Terra, que agrega 53 Grupos de Ação Local nacionais, aproveitando as reuniões dos Comités de Acompanhamento do PRORURAL e do PRORURAL+, reuniram-se para discutir assuntos relevantes para a vida destas associações, dado o período de programação que se aproxima.

 

De acordo com uma nota de imprensa enviada à nossa redação, “as associações congratulam-se com a taxa de execução obtida, no âmbito dos programas acima mencionados, acima de 90%.”

Foram apoiadas 480 candidaturas, que correspondem a um volume de investimento global de 30 milhões de euros.

 

Este investimento representa projetos nas mais diversas áreas, nomeadamente: turismo, animação turística, agro-transformados, postos de venda em explorações agrícolas, restauração, gabinetes de serviços diversos, valorização de património natural, cultural e edificado, ação social, entre outros. Destes projetos resultaram a criação de cerca de 150 postos de trabalho.

 

Quanto ao futuro, as 4 associações já se encontram acreditadas para a apresentação de Estratégia de Desenvolvimento Local, para os respetivos territórios, no âmbito da gestão da Abordagem LEADER aplicada ao PRORURAL+.

 

 

Para além do PRORURAL+, as 4 associações entendem que estão em condições de assumir a gestão da Abordagem LEADER aplicada ao sector das pescas, na qualidade de GAL Pescas, por entendermos que reunimos estruturas bem definidas, com recursos humanos qualificados e duas décadas de experiência na gestão na Abordagem LEADER, em parceria com o Governo dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO