Associações dos Antigos Alunos dos Liceus Históricos dos Açores querem ver preservados arquivos históricos

0
10

No passado dia 25 de outubro realizou-se o Encontro das Associações dos Antigos Alunos dos Liceus Históricos dos Açores, que contou com a representação do Liceu da Horta, para além do de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.

O evento decorreu na Ilha de São Miguel, na Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental e contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Deste encontro resultou a intenção de se proceder à preservação dos Arquivos Históricos dos Liceus de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, através da sua transferência para os respetivos Arquivos Regionais.

Os Antigos Alunos, manifestaram também a sua vontade  de reintegração da designação complementar de “Liceu” nos três estabelecimentos de ensino que são herdeiros desta marca histórica e ao acesso das respectivas associações de antigos alunos dos três Liceus ao estatuto de utilidade pública.

A Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta, na sua participação, defendeu atividades de âmbito cívico dirigidas a iniciativas de salvaguarda patrimonial, com base nas suas memórias e experiências.

Os dirigentes associativos dos antigos alunos dos três liceus históricos dos Açores mostraram também a intenção de prosseguirem ações conjuntas para o futuro. Deste modo decidiram diligenciar o desenvolvimento e publicação de um estudo integrado sobre a importância social e cultural do ensino liceal nos três liceus, bem como efetuar novos encontros de âmbito regional de carácter regular e em regime rotativo pelas ilhas do Fail, São Miguel e Terceira.

Na mesma altura que decorreu este evento, 70 antigos alunos do Liceu e Escola do Magistério da Horta reuniram-se e decidiram criar uma delegação da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta na ilha de São Miguel.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO