CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE DO PICO DISTINGUIDA COM O SELO NACIONAL COMUNIDADES PRÓ-ENVELHECIMENTO

0
14

No Dia Internacional do Idoso, a Câmara Municipal de São Roque do Pico foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021, um galardão que vem reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Município junto da população sénior.

Segundo a Ordem dos Psicólogos “esta distinção prende-se com um conjunto de políticas, programas, planos estratégicos e práticas implementadas e que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Entre as diversas ações implementadas em prol da população sénior encontra-se o Banco de Ajuda que desenvolve um conjunto de apoios de ordem social e técnica junto dos munícipes com 60 ou mais anos, portadores de deficiência motora, que vivam sozinhos ou em agregado familiar em situação económico-social precária. Além disso, o Município aposta na promoção de atividades desportivas e outras iniciativas para manter os idosos ativos em épocas festivas.

No momento desafiante com o qual nos deparamos devido à pandemia de covid-19, a nota da Ordem adianta que este apoio torna-se ainda mais “premente, uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com a missão de construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar”.

Para a Vereadora da Câmara Municipal de São Roque o Pico com o Pelouro da Ação Social, este galardão é motivo de “enorme orgulho” e vem reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido junto da população idosa: “Esta é uma excelente notícia e vem enaltecer o trabalho desenvolvido na promoção de uma política de apoio às pessoas com idade mais avançada, mas também na promoção do envelhecimento feliz e ativo. Ser distinguidos com este prémio nacional pelas medidas implementadas ao longo dos anos é algo de que nos devemos orgulhar”.

Paulo Catalão Ferreira adianta que o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021 constitui, também, um “alento para continuar a trabalhar em prol da comunidade sénior, mantendo as medidas implementadas e acrescentando outras ações que promovam o envelhecimento saudável dos munícipes de todo o concelho”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO