Atividade federada suspensa – Pavilhões e campos vazios até 31 de março devido ao COVID-19

0
21
DR

Desde que na passada semana se confirmou o primeiro caso de Covid-19 em Portugal que as medidas de prevenção se têm sucedido. Localmente as diversas autoridades tomaram as suas devidas reservas, ficando toda a atividade desportiva federada e não federada suspensa até, pela menos, 31 de março.
A 12 de março a Associação de Futebol da Horta (AFH) emitiu um comunicado apontando “como medida preventiva face à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória (…) suspender todas as competições de futebol e de futsal organizadas pela Associação de Futebol da Horta, com efeitos a partir do dia 13”. Já a 16 esta associação anunciou novas medidas que levaram ao encerramento ao público dos serviços “por tempo indeterminado”, avançando disponibilidade de contacto por telefone ou por email. Em casos de força maior será necessário acordar uma deslocação à sede, estando a entrada limitada a dois indivíduos de cada vez.
Ainda no dia 12 a Federação de Andebol de Portugal optou por parar “todas as competições de andebol senior” até 29 de março, avançando a tomada de medida “consistentes” com o desenvolvimento do contágio em território nacional. Desde então foi cancelada toda a atividade em todos os escalões.
Também a Federação Portuguesa de Basquetebol suspendeu, até 3 de abril, asas competições nacionais e regionais dos escalões de formação, minibasquete e em seniores,
Do mesmo modo o Clube Naval da Horta parou toda a atividade desportiva, acrescentando que “ a suspensão das aulas, treinos e provas desportivas implica, igualmente, a suspensão de todas as taxas aplicadas a essas atividades desportivas”.
O Clube de Ténis do Faial anunciou o encerramento de toda a atividade até 31 de março, como a utilização e aluguer de campos. Além disso a Escola de Ténis está suspensa até à mesma data. Por sua vez a Associação de Desportos da Ilha do Faial optou também pelo cancelamento de todas as atividades desportivas de Voleibol e Atletismo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO