Atlantis Cup 2017 – Embarcações chegam este fim-de-semana

0
7
DR

DR

A 29ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, começou a 30 de julho tendo como primeira perna da edição de 2017 a ligação entre Ponta Delgada (São Miguel) e a Vila do Porto (Santa Maria).

A edição deste ano conta com uma frota de 22 veleiros, divididos em duas classes, Open e ORC, compondo um total de 78 tripulantes. Na classe ORC, em competição, participam 7 embarcações, as restantes estão inscritas na classe Open.

Luís Costa, vice-presidente do Clube Naval da Horta (CNH), entidade organizadora da regata da Autonomia, salienta a abrangência da regata.

“Durante 3 anos a Atlantis Cup vai “tocar” as nove ilhas do arquipélago. A edição de 2017 centra-se no Grupo Oriental dos Açores. A regata será composta por três pernas, ligando as ilhas de são Miguel, Santa Maria e Faial.”

A largada para a primeira perna, entre Ponta Delgada e Santa Maria partiu no domingo, com o vento a soprar de oeste, com a velocidade de 12 nós, para uma etapa de 55 milhas náuticas.

A segunda etapa que ligou Vila do Porto e Vila Franca do Campo (São Miguel) largou no dia 2 de julho, cobrindo uma distância de 50 milhas náuticas..

À saída para a 2ª etapa da Atlantis Cup a classificação, na classe ORC, era liderada pelo veleiro “4XCape”. Em segundo lugar surgia o “Carapau”, seguido pelo “Matrix II” e “Pagode”.

A última perna, com 162 milhas náuticas, fará a ligação entre as ilhas de São Miguel e Faial.

A Atlantis Cup 2017, organizada pelo Clube Naval da Horta, conta com o apoio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Vila do Porto, Câmara Municipal de Vila franca do Campo, Câmara Municipal da Horta, Clube Naval de Ponta Delgada, Clube Naval de Santa Maria e Clube Naval de Vila Franca do Campo. O evento é ainda  patrocinado pela NOS Açores e SATA.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO