Atletismo – Seleção do Faial em segundo no Campeonato Regional de Corta Mato

0
24
DR

A seleção da Associação de Desportos da Ilha do Faial – ADIF, obteve o segundo lugar coletivo no Campeonato Regional de Corta Mato que decorreu no passado fim de semana na ilha Terceira. Esta competição decorreu em simultâneo com a 13.ª edição do Corta Mato Escolar, da responsabilidade da Direção Regional de Desportos e reuniu cerca de 150 alunos.

O Parque Ambiental do Paúl, na Praia da Vitória recebeu no passado fim de semana Fase Regional do 13.º Corta-Mato Escolar, que contou com a presença de 150 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos, em representação de duas dezenas de escolas de todas as ilhas dos Açores.
A edição deste ano, há semelhança dos anos anteriores, decorreu em simultâneo com o Corta-Mato Regional Associativo, que, para além da presença das seleções do Faial, Pico, Terceira e São Miguel da modalidade, contou ainda com a participação do Atletismo Adaptado.
A seleção da ADIF fez-se representar pelos atletas, masculinos, Alexandre Estevam do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul – CIAIA, Infantil, pelo iniciado Diogo Ávila, pelo juvenil, Bruno Ávila, ambos do Castelo Branco Sport Clube – CBSC e por Élson Estevam, Júnior e Marcelo Salgueiro no escalão de seniores, ambos atletas do CIAIA.
Em femininos a comitiva integrou a Infantil, Rafaela Silva, a iniciada Leonor Medeiros, a Juvenil, Maria Gonçalves, atletas do CBSC e Patrícia Silveira e Letícia Melo, dos escalões Juniores e Seriores, respetivamente, ambas do CIAIA.
Nesta competição, a seleção faialense conquistou o segundo lugar coletivo. Em primeiro, classificou-se a seleção de São Miguel, em terceiro a seleção da Terceira e, por último classificou-se a seleção da ilha do Pico.
Em termos individuais a ADIF, conseguiu seis medalhas. Diogo Ávila, no escalão de iniciados, Bruno Ávila no escalão de juvenis e Marcelo Salgueiro em séniores conquistaram a medalha do primeiro lugar e Elson Estevam obteve o 2.° lugar no escalão de juniores.
Em femininos, a atleta Patrícia Silveira do CIAIA obteve o 1.°lugar no escalão de juniores, enquanto Maria Goncalves do CBSC conquistou o 2.° lugar do pódio no escalão de juvenis e Letícia Melo, também do CIAIA conquistou a medalha do terceiro lugar no escalão de seniores.
No que diz respeito ao corta mato escolar os alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Bruno e Diogo Ávila e Tatiana Melo ficaram apurados para integrar a seleção Açores no Corta Mato nacional escolar que irá decorrer no Algarve no dia 23 fevereiro.
A comitiva açoriana composta por oito atletas, para além dos faialenses integra ainda, Margarida Garcia, da Escola Secundária Domingos Rebelo, Daniela Santos, da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, em Iniciados Femininos, Miguel Rocha, da Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória e os atletas juvenis Inês Gonzaga, da Escola Secundária Domingos Rebelo e Diogo Ribeiro, da Escola Básica e Secundária Vitorino Nemésio.
Esta competição, da responsabilidade da Direção Regional do Desporto, foi operacionalizada pelo Serviço de Desporto da Terceira, em parceria com a Associação de Atletismo da Ilha Terceira.
No contexto da associação do Desporto Escolar Açores ao ProSucesso, o Corta-Mato Escolar, pretende, entre outros objetivos educativos e formativos, reforçar e valorizar princípios sociais. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO