Audição – João Castro questiona Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre a ampliação do Aeroporto da Horta

0
73
Deputado João Castro

Em nota de imprensa enviada a redação do Tribuna das Ilhas, o deputado do PS/Açores eleito pelo Faial, tendo em consideração a complexidade da obra de ampliação do Aeroporto da Horta, questionou o Ministro das Infraestruturas e Habitação (MIH) sobre “em que medida, o Orçamento de Estado (OE) para 2020, permitirá dar mais um passo em frente, no sentido de ampliação da pista do Aeroporto da Horta”.
Estas questões foram colocadas, pelo deputado socialista, no inicio desta semana, no âmbito da apreciação, na especialidade, do OE para 2020.
Em resposta, o MIH, disse que “já deu indicações ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliação das obras necessárias e respetivo custo, para a pista do Aeroporto da Horta, tendo como referencial o estudo promovido, pela CMH, que prevê uma ampliação de 455 metros”, lê-se na nota do PS/Açores.
No documento, João Castro, recorda que na última legislatura a Assembleia “recuperou, por unanimidade, a necessidade e a vontade de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, tendo o Governo da República interpretado de forma adequada a situação, dando, desta forma, expressão às aspirações locais e regionais”, refere.
Na ocasião, o deputado com assento a Assembleia da República (AR) considerou que “o Aeroporto da Horta é um anseio das populações locais e regionais, com mais de 20 anos, tendo sido um compromisso dos diferentes partidos e responsáveis pela governação em Portugal”, lembrou acrescentando que no decorrer da última legislatura que foi incluído, quer no âmbito do OE, quer no Plano Nacional de Investimentos, um artigo dedicado à ampliação desta infraestrutura, o que na prática permite “a afetação de fundos, visando as RESA recomendadas, que permitirão melhorar a operação”, lê-se no documento.
A mesma fonte refere ainda que, “tal como recordou o deputado socialista, as condições de funcionamento desta infraestrutura foram agravadas pela alteração às regras estabelecidas por parte da Organização Interna-cional da Aviação Civil (ICAO), com incidência nas zonas de segurança, colocando graves penalizações na operação de ligação ao território continental e consequentemente na mobilidade de pessoas e mercadorias”.
A finalizar o deputado recorda, que “o governo do PSD/CDS abandonou a aspiração de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, esquecendo anos de negociações e compromissos”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO