Incêndio – Vasco Cordeiro visita Igreja do Capelo

0
22

O Presidente do Governo visitou esta terça-feira a Igreja Paroquial do Capelo, na ilha do Faial, que foi atingida por um incêndio no início deste mês.
Nesta sua visita, Vasco Cordeiro mostrou a disponibilidade do Governo para apoiar na elaboração do projeto de arquitetura, restauro das peças afetadas e em comparticipar as obras de recuperação do templo.
“Ficou já acertado o apoio para o projeto de arquitetura para a recuperação da igreja e para os trabalhos de restauro”, referiu Vasco Cordeiro, que nesta visita foi acompanhado pelo pároco do Capelo, padre Fábio Carvalho, pelo Ouvidor Eclesiástico do Faial, padre Marco Luciano, pela Presidente da Junta de Freguesia, Ana Oliveira, pelo Vice-Presidente da Câmara da Horta, Luís Botelho, e pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.
De acordo com o Presidente do Governo “estes procedimentos vão avançar de imediato” acrescentando que “uma vez elaborado o projeto de arquitetura, será possível ter uma ideia mais concreta dos custos da obra de recuperação da igreja”.
Vasco Cordeiro declarou ainda que “entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Horta, que já manifestou essa disponibilidade, e a própria comunidade do Capelo, julgo que será possível rapidamente ter este processo em andamento” manifestando a sua solidariedade pessoal e do Governo dos Açores por um “acontecimento, compreensivelmente, traumático” para a freguesia e para a Igreja da ilha do Faial.
No último dia 4 de janeiro, a Igreja de Santa Ana foi afetada por um incêndio que destruiu parte da cobertura, designadamente a da capela-mor, a sacristia, o arquivo paroquial, os paramentos e as alfaias litúrgicas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO