Autárquicas 2021 – Proximidade e apoio às instituições particulares de solidariedade social é compromisso da Coligação “Juntos Pelo Faial”

0
16

Carlos Ferreira, candidato à Presidência da Câmara Municipal da Horta, acompanhado pela sua equipa, visitou a Santa Casa da Misericórdia da Horta para aferir do estado atual da Instituição, das suas valências e projetos futuros e para demonstrar a total disponibilidade do Município, caso seja eleito Presidente, em colaborar e apoiar ativamente a Instituição, que conta com 500 anos de vida ao serviço da população da ilha do Faial e da Região.

O candidato começou por elogiar o trabalho desenvolvido pela Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Horta, Cristina Abrantes, “que foi bastante positivo”, mas adiantou que apesar das alterações que incutiu na instituição “haverá muita coisa a fazer certamente, pois a população local está cada vez mais envelhecida e sente-se o aumento da pobreza nas classes mais vulneráveis”.

Para Carlos Ferreira é fundamental que a Câmara Municipal tenha um conhecimento próximo do funcionamento das suas Instituições, para que possa ser uma voz reivindicativa junto de diversas instâncias.

“É necessário haver uma maior proximidade do Município à(s) Instituição(s), sobretudo às que trabalham na área social, algo que não existe atualmente, mas que promoveremos”, bem como a criação de “um Regulamento Específico de apoio às Instituições sociais do concelho”, referiu Carlos Ferreira aos presentes.

Relembrou ainda que “é obrigação do Município ouvir todas as instituições, promover, pelo menos, uma reunião anual entre todas elas, para que se definam estratégias, se elenquem os problemas e se priorizem os apoios de forma mais justa, igualitária e transparente”.

“Levamos várias notas, mas não vamos fazer promessas, porque as pessoas estão fartas de promessas, e depois muitas delas não são cumpridas”, disse.

Concluiu assumindo o compromisso de, após as eleições, se sentar novamente com a Santa Casa da Misericórdia da Horta para conversar e avaliar com seriedade e rigor as diversas necessidades, e, inclusive, criar iniciativas em parceria com esta instituição.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO