Autárquicas – PAN apresenta pela primeira vez candidatura à Câmara Municipal da Horta

0
9
TI/SF

O PAN –Pessoas, Animais, Natureza apresentou Hugo Rombeiro como candidato à Câmara Municipal da Horta nas eleições Autárquicas de outubro.

A candidatura do PAN composta por 15 elementos pretende ainda apresentar lista à Assembleia Municipal da Horta com o objetivo de fazer “crescer o debate” naquele órgão “com temas fulcrais para o futuro da nossa geração e das gerações futuras”.
 
A direção do CNHapresentou na manhã de quarta feira, numa conferência realizada ao livre o Programa do Festival Náutico da Semana do Mar 2017, que decorre de 4 a 13 de agosto na cidade da Horta. 
O maior festival náutico do país, apesar de idêntico ao dos anos anteriores tem vindo a mostrar alguma “evolução e este apresenta algumas novidades”, divulgou José Decq Mota.
Numa “breve apresentação,mas pormenorizada” do eventoo presidente do CNH adiantou que este ano o Festival arranca na sexta feira dia 4 de agosto, com a Travessia do Canal, uma prova que considera “emblemática, com futuro, que engrandece o Faial e a Semana do Mar”.
“Esta é uma prova que decorre pela 3.ª vez, que é acompanhada pela Federação Nacional de Natação que nós queremos a curto prazo conste do calendário oficial da Federação Portuguesa de Natação”, uma vez que conta com a participação de nadadores de diferentes locais, referiu o presidente.
José Decq Mota destacou também a realização de provas oficiais, nomeadamente da prova Regional de Canoagem e a de natação que integra o circuito regional de águas abertas da Associação Regional de Natação dos Açores.
No que se refere à vela destacou ainda a Regata da Autonomia, AtlantisCup e para as quatro regatas de vela de cruzeiro, a Solitários Genuíno Madruga, Troféu Horta, Skippers Femininos e a Regata do Canal.
Destaque ainda para o XII Encontro Internacional de vela ligeira – Optimist, Laser e Hansa, para o Body RootsSup Yoga, passeios de botes Baleeiros, para as provas de mini veleiros, de pesca desportiva, pólo aquático e de apneia.
De acordo com o presidente do CNH “este é um programa exigente, rigoroso, com aspetos competitivos e recreativos de valor que será bem participado”. José Decq Mota, adiantou ainda que para a realização deste programa foi fundamental os apoios da Câmara Municipal da Horta (CMH), do Turismo dos Açores “que são absolutamente essenciais” e de alguns privados.
Segundo o Presidente, este Festival Náutico, envolve mais de mil atletas participantes, por isso aproveitou a ocasião para lançar um apelo a todos os sócios do CNH que possuem embarcações que se associem a este evento. “Inscrevam-se como voluntários, porque só para a prova de travessia do Canal precisamos de mais de três dezenas de lanchas”, divulgou.
José Decq Mota, não esqueceu também os voluntários que todos os anos se associam a este evento. Segundo o presidente “este Festival Náutico é possível porque temos, muitos voluntários, muitos colaboradores, mas também porque temos um quadro de funcionários, de técnicos e de dirigentes, que se empenham de forma absolutamente extraordinária para que seja possível no tempo curto que temos fazer tanta coisa”, salientou.
Presente nesta cerimónia esteve José Leonardo Silva. O presidente da CMH explicou que este ano “a Comissão da Semana do Mar vai utilizar uma estratégia diferente de valorização das várias áreas da Semana do Mar, nomeadamente do Festival Náutico, da Feira do Livro, da Expomar e da feira Gastronómica”.
O autarca destacando a importância do CNH para o Faial, afirmou que “esta é uma instituição que nós todos temos o dever de apoiar”, acrescentando que “a CMH tem feito um esforço nesse sentido, uma vez que o CNH tem uma grande envolvência com as áreas do mar”.
 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO