Autonomia Regional – Presidente da Assembleia lembra passagem dos 45 anos das primeiras eleições regionais

0
13
DR/ALRAA
DR/ALRAA

No passado dia 27 de junho passaram 45 anos das primeiras eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA). Recorde-se que este ato eleitoral, em 1976, abriu caminho à instalação dos órgãos de governo próprio dos Açores (a Assembleia Regional foi constituída a 20 de julho e o Governo Regional a 8 de setembro do mesmo ano).
Na altura, o parlamento açoriano ficou composto por 27 deputados do PSD, 14 do PS e dois do CDS. Importa ainda referir que, na sua primeira legislatura, a ALRA funcionou no Salão Nobre da Sociedade Amor da Pátria, no Faial.
Na passagem desta efeméride, o presidente da ALRAA deixou uma mensagem aos açorianos, lembrando que o caminho que levou à autonomia “não foi fácil e foi trilhado por açorianos que, com a sua resiliência, coragem e determinação, lutaram e acreditaram na autonomia constitucional açoriana e num futuro melhor para as gerações vindouras”. Para Luís Garcia “as dificuldades e as controvérsias vividas há 45 anos devem hoje ser inspiradoras e as conquistas alcançadas ao longo de todo este tempo devem lembrar-nos que a autonomia não é um processo estanque e que deve ser continuamente aperfeiçoado”.
A finalizar, o presidente do parlamento açoriano homenageou todos aqueles que ao longo dos anos têm feito parte deste percurso de mais de quatro décadas.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO