Autoridade de Saúde Regional – Diagnosticados 40 casos positivos de COVID na região no dia 28 de janeiro 2021

0
54
COVID-19 Governo dos Açores
DR/GACS

Foram diagnosticados mais 40 casos de COVID-19 na Região Autónoma dos Açores no dia 28 de janeiro de 2021.

Destes 40 casos 1 foi verificado no Faial, 37 na ilha de São Miguel e 2 na Terceira.

Quanto o caso da ilha do Faial, o mesmo está relacionado com a cadeia de transmissão já identificada.

Relativamente aos casos da ilha de São Miguel, 35 foram no contexto de transmissão comunitária e mais 2 de viajantes. No que respeita a ilha Terceira, um caso foi também no contexto da transmissão comunitária e o outro de viajante.

CADEIAS DE TRANSMISSÃO:

ATIVAS – 3 (uma no Pico, uma no Faial e outra Faial/Corvo)

Um caso positivo no Faial, reportado ontem, está relacionado com o caso positivo no Corvo, daqui resultando uma nova cadeia de transmissão local, partilhada.

EXTINTAS – 195

– Existem presentemente 483 casos positivos ativos na Região, sendo 418 em São Miguel, 46 na Terceira, 15 no Faial, dois no Pico, um nas Flores e um no Corvo.

Um dos casos reportados no dia de ontem, em S. Jorge, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.
– Foram detetados até hoje 3.526 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 25 óbitos e 2.917 recuperações.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO