Autoridade de Saúde Regional – diagnosticados nos Açores 39 novos casos positivos de COVID-19, sendo 33 em S. Miguel, quatro na Terceira, um nas Flores e um no Pico

0
32
blank
DR

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 39 novos casos positivos de Covid-19, sendo 33 em S. Miguel, quatro na Terceira, um nas Flores e um no Pico, resultantes de 1.655 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e de um número indeterminado em laboratórios privados.

SÃO MIGUEL – 33 NOVOS CASOS POSITIVOS

– 32 em contexto de transmissão comunitária;

– 1 residente com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia.

TERCEIRA – 4 NOVOS CASOS POSITIVOS

– 4 residentes com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia.

– FLORES – 1 NOVO CASO POSITIVO

– 1 residente com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia.

– PICO – 1 NOVO CASO POSITIVO

– 1 residente com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia.

RECUPERAÇÕES – 50

– 45 em S. Miguel – seis na Ribeira Grande, nove em Vila Franca do Campo, oito em Ponta Delgada e 22 na Lagoa;

– 5 na Terceira – quatro na Praia da Vitória e uma em Angra do Heroísmo.

– Um caso recuperado no passado dia 18 de dezembro, na freguesia da Matriz, Ribeira Grande, reside na freguesia de Rabo de Peixe.

– Um caso recuperado a 05 de janeiro, na freguesia de Rabo de Peixe, reside na freguesia de Santa Bárbara.

– Um caso recuperado a 15 de dezembro, na freguesia de Rabo de Peixe, reside na freguesia do Pico da Pedra.

Em comunicados anteriores foi indevidamente reportada uma recuperação na ilha de São Miguel. Face ao exposto, o respetivo quadro está hoje atualizado.

– No concelho de Ponta Delgada, dois casos positivos inicialmente alocados à freguesia de S. Pedro, foram agora alocados à freguesia dos Arrifes, onde se encontram a residir.

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

INTERNAMENTOS – 28

– 24 em S. Miguel – Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (seis em UCI). Uma pessoa internada em UCI neste hospital foi durante a tarde do doa 13 de janeiro transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

– 4 na Terceira – Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um dos quais em UCI).

CADEIAS DE TRANSMISSÃO:

ATIVAS – 2

– 1 em S. Jorge – o último elemento que integra esta cadeia, foi evacuado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, prevendo-se que a situação seja temporária;

– 1 no Faial.

EXTINTAS – 193

– Existem atualmente 835 casos positivos ativos na Região, sendo 794 em São Miguel, 31 na Terceira, três no Faial, um no Pico e seis nas Flores.

– Foram detetados até hoje 2.947 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 23 óbitos e 1.991 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/ ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!