Autoridade de Saúde Regional- Registado mais um caso positivo de COVID-19 e duas recuperações em São Miguel

0
83

Em resultado da cadeia de transmissão identificada na ilha de São Miguel foi diagnosticado mais um caso de COVID-19 em São Miguel.

Trata-se de um indivíduo do sexo feminino, com 31 anos de idade, com teste negativo para o vírus SARS-CoV-2 a 10 de agosto, mas que desenvolveu e apresentou sintomatologia ao longo da última semana, o que levou à repetição do teste, tendo ontem obtido resultado positivo.

Desde que foi identificado como contacto próximo de alto risco a pessoa infetada permaneceu em isolamento profilático, evitando assim a disseminação e propagação do vírus, apresentando atualmente situação clínica estável.

Entretanto foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, visto que com o diagnóstico deste , é registada uma cadeia de transmissão secundária na ilha de São Miguel.

O caso foi identificado nas 868 análises realizadas  nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, que registaram ainda duas recuperações, sendo um indivíduo do sexo masculino, com 51 anos de idade, e de um indivíduo do sexo feminino, com 44 anos de idade, elevando assim para 146 o número de casos recuperados.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 195 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 22 casos positivos ativos, dos quais 21 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO