Autoridade Regional da Saúde – Operação de Testagem em Rabo de Peixe e Ponta Garça

0
33
DR
DR

Depois das operações de testagem em massa na Vila da Rabo de Peixe e nos estabelecimentos de ensino desta Vila e de Vila Franca do Campo, a Direção Regional de Saúde avança agora para nova operação de testagem, nas duas freguesias da ilha de São Miguel sujeitas atualmente a cercas sanitárias.

A operação a desenvolver em Ponta Garça e Rabo de Peixe, decorre a partir da próxima amanhã, dia 19, com prolongamento previsto até ao dia 22, abrangendo a população residente em locais referenciados como de risco potencial, em ambas as comunidades. Será coordenada pela Direção Regional de Saúde e desenvolvida pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, com meios humanos e equipamentos próprios e outros do Serviço Regional de Saúde e da Proteção Civil. Colaboram forças de segurança e as autarquias locais.

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel vai afetar meia centena de profissionais de saúde a esta operação que decorre das 09h00 às 18h00, nos dias indicados. A população dos locais georreferenciados será convidada a fazer o teste, por contacto direto das juntas de freguesia e das câmaras municipais que indicarão também nessa altura o local da realização do mesmo.

À semelhança do que aconteceu nas operações anteriores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, a PSP e as autarquias, colaboram ativamente, garantindo a operacionalização em segurança de mais esta testagem em massa.

Em Ponta Garça a operação vai mobilizar 10 profissionais de saúde, 3 Assistentes técnicos, 1 Assistente operacional para apoio na logística (material e resíduos),  1 Assistente operacional motorista para apoio no transporte de profissionais e da logística e com a Diretora de Enfermagem, Diretora Clínica e Coordenadora Técnica do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, bem como de  elementos do Conselho de Administração da USISM e da Junta de Freguesia de Ponta Garça e Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

Em Rabo de Peixe a testagem conta também com 10 profissionais de saúde, 5 Assistentes técnicos, 1 Assistente operacional para apoio na logística (material e resíduos), 1 Assistente operacional motorista para apoio no transporte de profissionais e da logística e com a Diretora de Enfermagem, Diretora Clínica e Coordenadora Técnica do Centro de Saúde de Ribeira Grande, para além de Elementos do Conselho de Administração da USISM e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe e Câmara Municipal de Ribeira Grande.

Ambas as operações contam ainda com um elemento do PPCIRA (Enfermeiro), um elemento da saúde ocupacional (Enfermeiro), sendo que em BackOffice estarão destacados quatro elementos do aprovisionamento e dois Assistentes Operacionais.

O Secretário Regional da Saúde acaba de reiterar a importância da Operação a desenvolver em ambas as localidades, tendo em conta que “importa ir ao local onde pode estar o problema, para o identificar, isolar, e garantir que a pandemia não se propaga” – frisou Clélio Meneses.

Confrontado com o provável aumento de casos resultantes da operação a desenvolver em Ponta Garça e Rabo de Peixe, o governante referiu que “este governo não tem receio dos números públicos que aparecem, tem receio é que eles se propaguem”.

De salientar que em simultâneo decorrerá a 2ª fase da vacinação para os profissionais de saúde inoculados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, bem como para os utentes dos Lares e Estruturas Residenciais. Uma realidade que vai exigir mais um esforço das equipas destacadas pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO