Concurso para a construção de um porto espacial em Santa Maria recebe duas propostas

0
165
DR
DR

A Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, manifestou a sua satisfação pela receção das duas propostas para a construção, operação e exploração de um porto espacial em Santa Maria que permita uma nova geração de serviços de lançamento.

O procedimento, cujo prazo para a entrega das propostas terminou na passada semana, visa permitir o acesso ao Espaço a partir dos Açores, fomentando novos mercados de serviços integrados numa nova geração de serviços de lançamento de pequenos lançadores.

Assim, o contrato de concessão a estabelecer deverá permitir a operação, administração e manutenção do porto espacial que por sua vez integrará serviços de telecomunicações, de monitorização, telecomando e telemetria.

Ao Júri do procedimento cabe agora a análise das propostas que deverão indicar, cada uma, mais de duas centenas de itens obrigatórios para a sua admissão.

Do caderno de encargos fazem parte, entre outros, a apresentação de um plano de exploração, bem como de um plano de gestão de incidências, a identificação dos fatores de risco acompanhado das medidas de mitigação e respetivos expedientes de suporte.

Os concorrentes devem ainda apresentar os meios de promoção de um cluster espacial industrial e científico, que deverá dinamizar a indústria, a investigação e o desenvolvimento regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO