Autoridade Regional de Saúde – Detetadas novas cadeias de transmissão nos Açores

0
114

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 50 novos casos positivos de COVID-19, sendo 42 em São Miguel, 5 na Terceira, e 3 em São Jorge, resultantes de 1.384 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e outras em laboratórios privados.

Em São Miguel dos 42 novos casos positivos, 21 estão relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas e 12, estão ainda por aferir.

Três são resultado de viagem (referentes a análises de rastreio ao 6.º dia), 2 dos quais residentes e um não residente.

Os restantes 6, são resultantes de 3 novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas (1 em Ponta Delgada, com 3 elementos, e outras 2 na Ribeira Grande, uma com 1 elemento e outra com 2 elementos).

Já os 5 novos casos na Terceira , dois têm origem de uma cadeia agora reativada em Angra do Heroísmo e 3 têm a ver com histórico de viagem (sendo 2 resultantes de análises de rastreio ao 6.º dia, 1 residente e 1 não residente) e 1 resultante a rastreio para viagem interilhas.

Os três casos de São Jorge são  3 resultantes de uma nova cadeia apurada nas últimas 24 horas, partilhada entre Velas e Calheta.

Quanto às recuperações, 2 verificaram-se na Terceira, nomeadamente em Angra do Heroísmo e dez dizem respeito a São Miguel precisamente 1 em Ponta Delgada, 4 na Ribeira Grande e 5 em Vila Franca do Campo. De Registar que um dos casos positivos reportados ontem apresentou documentação comprovativa de anterior infeção, deixando de contar como caso positivo ativo na Região.

Presentemente a Região tem 18 internados, 16, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (1 dos quais em UCI) e 2, no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo (ambos em UCI). As cadeias de Transmissão são agora 61, sendo 50 em São Miguel  3 das quais novas e 10 na Terceira uma das quais reativada e ambas apuradas nas últimas 24 horas.

São Jorge apresenta também 1 nova cadeia.

Foram já extintas 78 cadeias de transmissão até à data de hoje, 1 das quais na Ribeira Grande e 2 em Angra do Heroísmo, nas últimas 24 horas.

Existem presentemente 333 casos positivos ativos na Região, sendo 284 em São Miguel, 37 na Terceira, 1 no Pico, 4 em São Jorge e 7 no Faial.

Foram detetados até hoje 1.908 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 22 óbitos e 1.461 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO