Avelino Meneses sublinha esforço do Governo na promoção do sucesso escolar

0
15
blank
DR

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje que, “embora muitos, somos sempre poucos” no objetivo da promoção do sucesso escolar, sublinhando o esforço que toda a comunidade escolar vem desenvolvendo, em “união” e com “resultados positivos”, através do programa ProSucesso-Açores pela Educação.

Avelino Meneses falava na Escola Básica e Secundária Armando Cortes Rodrigues, em Vila Franca do Campo, na entrega dos selos ‘Escola Amiga da Criança’, cerimónia a que presidiu em representação do Presidente do Governo.

“Nesta guerra sem tréguas que movemos contra o insucesso escolar, é motivo de satisfação” que 30 escolas públicas e dois colégios particulares, de quatro ilhas dos Açores, tenham sido distinguidos em projetos de avaliação, frisou o titular da pasta da Educação.

Para Avelino Meneses, “no tempo da escolaridade obrigatória, há que procurar, descobrir e aplicar novos métodos”, que promovam “o entusiasmo nas turmas”, condição que considerou necessária para um “maior empenho individual e coletivo”.

Para o Secretário Regional, o projeto ‘Escola Amiga da Criança’, da responsabilidade da Confederação Nacional das Associações de Pais, da Leya e do psicólogo Eduardo Sá, persegue precisamente esse objetivo ao distinguir as escolas que “concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar”.

Referindo-se à conquista pela escola vilafranquense do prémio vencedor na categoria de Cidadania e ou Inclusão, com o projeto ‘Filosofâncias’, Avelino Meneses realçou a parceria estabelecida entre a escola e a Universidade dos Açores “na base de um desenvolvimento de cooperação profícuo”.

“É caso para dizer que rankings há muitos, é caso ainda para acrescentar que na tabela do bem fazer, no respeito pela expressão das diferenciadas capacidades de cada estudante, nós estamos nitidamente na linha da frente”, afirmou Avelino Meneses.