Carlos Ferreira congratula-se com o reforço do apoio à tripolaridade da Universidade dos Açores

0
19
DR/PSD
DR/PSD

O Presidente da Comissão Política do PSD da ilha do Faial destacou hoje o reforço do apoio à tripolaridade da Universidade dos Açores, anunciado pela Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital após uma reunião com o reitor da academia açoriana.

Citado em nota de imprensa dos sociais democratas faialenses, Carlos Ferreira afirma que “o reforço do polo da Universidade dos Açores da ilha do Faial – constituído pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) e centro de investigação OKEANOS – tem sido uma reivindicação nossa ao longo dos últimos anos e traduziu-se numa proposta eleitoral nas eleições regionais de 2020.”

Na mesma nota, a estrutura de ilha lembra que ao longo dos últimos anos, o DOP não mereceu o devido investimento e que o Faial assistiu ao enfraquecimento e esvaziamento daquela antiga unidade orgânica da Universidade dos Açores.

Por isso, “o reforço do apoio à tripolaridade é um sinal de mudança do novo governo e vai ao encontro da batalha travada pelos faialenses nos últimos anos, no sentido de consolidar também o polo da universidade no Faial”, declara Carlos Ferreira.

A comparticipação da Região ao nível da tripolaridade da universidade passa de 350 mil euros, em 2020, para 500 mil euros em 2021, num processo de crescimento gradual do referido apoio.

“É essencial sinalizar a vocação marítima do Faial e dos Açores e o DOP, e mais recentemente o OKEANOS têm tido um papel importante nessa afirmação, designadamente na investigação, que é uma área estratégica para os Açores e em termos mais abrangentes para a afirmação de Portugal no mundo. A passagem no Faial de um dos navios mais avançados em equipamento de investigação para embarque de investigadores desta ilha é um bom exemplo desta importância estratégica”, concluiu o líder dos sociais democratas faialenses.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO