Azores Trail Run promove a sustentabilidade ambiental no dia Mundial da Floresta

0
27

A organização do evento Azores Trail Run, promoveu sexta-feira, no âmbito do dia mundial da Floresta, a primeira plantação de árvores naturais dos Açores com o objetivo de implementar o projeto “Pegada Zero – SOS Laurissilva dos Açores”.

Os objetivos desta iniciativa passam por compensar o carbono gasto na organização do evento Azores Trail Run, contribuir para a conservação de espécies de flora natural dos Açores e elaborar uma exposição itinerante sobre as espécies mais raras dos Açores.

 Esta ação decorreu no caminho de trás da terra (acesso ao farol da Ribeirinha) e foi efectuada com os alunos da Escola de Pedro Miguel, pelo agrupamento 973 do Corpo Nacional de Escutas da Ribeirinha e pela associação desportiva e cultural Ribeirinha Ativa. 

No dia 23 de Maio, dia que antecede a prova, cada atleta irá plantar a sua árvore de forma a compensar a pegada ecológica.

O projeto Azores Trail Run é um projeto que pretende promover a prática do desporto numa harmonia total com a preservação do ambiente. 

Assim com esta ação requalifica-se uma zona de entulhos por onde passa o trajeto do ultra-trail Faial Costa a Costa, com a implementação de um miradouro na zona da Ribeirinha e com a plantação de cerca de 1000 árvores autóctones dos Açores permitindo, assim, a sua conservação.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO