Azores Trail Run – Triangle Adventure promete por o Triângulo nas bocas do mundo

0
15

A BTL- Feira Internacional de Turismo 2015 foi o evento escolhido pela organização do Azores Trail Run (ATR) para apresentar ao público, pela voz de Mário Leal, a segunda edição da prova que decorre no Faial e para anunciar a primeira edição de uma outra: a Azores Trail Run – Triangle Adventure.

As ilhas do Triângulo – Faial, Pico e São Jorge – vão receber nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro o ATR  Triangle Adventure. Esta prova, muito exigente fisicamente, tem um percurso de130 quilómetros no somatório das três etapas, uma por ilha, distância à qual se acrescem mais de 7 quilómetros de desnível acumulado. A última etapa da prova, dia 1 de novembro, realizar-se-á no Faial.

Em declarações ao Tribuna das Ilhas após a apresentação, Mário Leal considerou que “o grande desafio aqui [no Triangle Adventure] não é quem vai ganhar. O desafio é concluir”, declaração que por si só transparece o alto nível de exigência desta prova tripartida.

“São etapas com mais de 42 quilómetros, distância maior que a maratona, em cada dia. Três dias seguidos com bastante dureza: subida ao Pico, subida à Caldeira, passagem pelas fajãs de São Jorge. É um desafio, por isso é que a chamamos de Adventure”, justificou o grande impulsionador destas provas.

Relativamente à segunda edição da Azores Trail Run, que conta com as provas Trilho dos 10 Vulcões e a prova rainha Costa a Costa na ilha do Faial, vai decorrer, como anteriormente noticiado pelo Tribuna das Ilhas, no dia 30 de Maio. Segundo Mário Leal as perspetivas para esta nova edição “são as melhores”, após o reconhecimento que teve a primeira quer a nível nacional quer internacional. Até ao momento já há mais de 450 inscrições para a prova, valor acima dos da primeira edição, com representantes de 12 nacionalidades diferentes.

Por questões relacionadas com a logística e preservação ambiental, uma vez que um elevado número de participantes pode levar a uma impacto negativo nos trilhos, não é possível no momento fazer inscrição na prova.

Presidente da Câmara entusiasmado com a nova prova

Esteve também presente na BTL o Presidente da Câmara da Horta, José Leonardo Silva. Em declarações prestadas aos órgãos de comunicação faialenses o autarca afirmou acreditar que a prova “está muito bem pensada”, sendo a seu ver um dos objetivos desta  “mostrar o Triângulo a quem nos visita”.

Quanto ao facto desta ter por base a interação e esforço conjunto das três ilhas, e querendo José Leonardo a continuação da melhoria e aumento das relações entre estas, é necessário continuar a “criar pontes seguras entre os municípios”.

Apesar de saber que “existem diferenças” entre os presidentes das diversas Câmaras pertencentes à Associação de Municípios dos Triângulo o autarca socialista crê que estão “todos a tentar criar esta ponte. É este percurso que estamos a fazer e esta iniciativa [Triangle Adventure] serve para criarmos pontes e para fortalecer o Triângulo”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO