Bandeira do Galardão QualityCoast hasteada no Faial

0
25

A qualidade ambiental da costa faialense passa a partir de agora a gozar de um reconhecimento internacional, com a atribuição do galardão QualityCoast à Região Açores. Trata-se de uma certificação independente, atribuída por um júri internacional a comunidades costeiras que apresentem um bom desempenho global sustentável, e coloca a Região numa rede europeia de excelência em termos de turismo ambiental. A bandeira QualityCoast foi hasteada esta manhã, na Marina da Horta, pelo secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses.

O galardão QualityCoast é atribuído pela EUCC – The Coastal & Marine Union e avalia o desempenho das comunidades costeiras e a qualidade do seu produto turístico com base em 20 critérios relativos às categorias Ambiente, Natureza e Sócio-Economia. Desses critérios são exemplos a presença de valores naturais, a existência de políticas de protecção da natureza, a qualidade das agias balneares, a gestão da água e dos recursos, a herança cultural, a aferição da satisfação dos visitantes e a segurança, entre outros.

A candidatura dos Açores a este Galardão partiu do Governo Regional, e mereceu destaque por parte do Júri, que atribuiu a classificação “excelente” às categorias de Ambiente e Sócio-Economia.

Em Portugal, para além do arquipélago dos Açores, apenas Aveiro e Torres Vedras contam com este galardão.

Leia a reportagem completa na edição impressa do Tribuna das Ilhas de 06.08.2010

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!