Bastonário dos Psicólogos esteve no Faial – Telmo Mourinho Baptista defende mais atenção à Psicologia como instrumento de criação de bem estar no trabalho

0
24

Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), esteve no Faial, no passado sábado, no âmbito de uma visita aos Açores onde reuniu com os membros da Ordem que trabalham na Região.

Nesta visita, o bastonário veio acompanhado pelo presidente e por membros da Direção Nacional, assim como pela presidente da Delegação Regional dos Açores da OPP, Maria da Luz Melo. No Faial, esteve reunido com os psicólogos locais.

Ao Tribuna das Ilhas, o bastonário revelou que os objetivos desta visita passaram por contactos com autoridades, nomeadamente com o presidente do Governo Regional, e com empresas, organismos de estado, a Universidade e psicólogos de forma a “perceber quais são as necessidades, o que é importante e o que podemos fazer concretamente para ajudar nas suas carreiras”, no sentido de desenvolver projetos.

Para o bastonário, é fundamental que se faça uma “aplicação mais intensa do conhecimento psicológico e que este possa ser utilizado para beneficio dos cidadãos, junto das empresas sensibilizando-as para a importância que a psicologia tem na criação de bem estar no trabalho”. A este respeito, Telmo Baptista lembra que “hoje em dia existem muitos problemas que decorrem do trabalho”.

 

Por outro lado o psicólogo realçou a importância da Universidade dos Açores no sentido de “estabelecer um trabalho de contacto mais regular, de forma a nos dar uma sustentação ou estudos que nos ajudem a desenvolver mais a psicologia”.

O bastonário visitou também as ilhas de São Miguel e Terceira onde manteve reuniões com entidades públicas. No final deste seu périplo pelos Açores, Telmo Baptista revelou estar satisfeito. “Consegui abordar todos estes grupos e tivemos muito bons resultados, no que diz respeito aos compromissos assumidos e depois na operacionalização de aspetos vários”.

Nos Açores o Bastonário revela ter encontrado profissionais muito empenhados, “que prestam uma cobertura boa, que tem de ser transformada em aspetos como a prevenção e a promoção de competências”, afirma, salientando que “existe uma vontade enorme de fazer coisas e neste sentido nós também queremos servir para em conjunto com nossa delegação abrir as portas para novas atividades, novos projetos, a serem utilizados em benefício do cidadão”.

No entender do psicólogo, a prevenção na saúde mental é fundamental e será um dos pontos a apostar, “uma vez que a prevenção custa muito menos, para além de poupar sofrimento às pessoas”. Neste sentido, defende que os psicólogos têm a “competência para introduzir mudanças, para criar programas, para fazer um conjunto de atividades que detetem mais precocemente”.

Segundo Telmo Baptista, é importante que a população perceba que hoje em dia está disponível a ajuda psicológica e “que recorra a ela mais cedo; que não deixe que as situações se agravem”. Infelizmente, segundo o psicólogo, ainda existe receio em procurar a ajuda de um psicólogo e isso piora depois a situação”. “Temos problemas psicológicos, todas as pessoas têm, assim como vamos ao médico ou vamos ao advogado, devemos procurar, quando sentimos necessidade, o psicólogo”.

Numa análise à cobertura e ao número de psicólogos a trabalhar nos Açores, o bastonário entende que “é bastante razoável”, lembrando no entanto que existem necessidades específicas em cada ilha.

Telmo Baptista considera que os psicólogos têm muito trabalho a fazer para responder à necessidade de proximidade, no sentido haver uma deteção rápida na escola, no centro de saúde ou na empresa, “em que mais rapidamente se deteta e se pode atuar”.

O encontro com os psicólogos do Faial, serviu para fazer uma auscultação dos seus problemas e da sua realidade e também aqui transmitir o que a Ordem está a fazer em todas as suas frentes. “Nós privilegiamos muito estes contactos porque sabemos as diferenças que existem no país, conhecemos a realidade regional e por isso temos de encontrar as soluções que sirvam. Estes contacto permitem-nos aferir melhor onde vamos por os nossos recursos e as nossas necessidades”, terminou.

Ordem dos Psicólogos assina protocolo de colaboração com Proteção Civil dos Açores

A visita aos Açores do bastonário da OPP serviu também para assinatura de um protocolo de colaboração com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que define as condições gerais aplicáveis à intervenção de psicólogos na área da Proteção Civil e Emergência.

O documento foi assinado na sede do SRPCBA, durante a visita do bastonário à Terceira e visa o estabelecimento de uma parceria que vem no seguimento do trabalho continuado que a Proteção Civil tem vindo a desenvolver no âmbito da intervenção psicossocial e na importância dos psicólogos em algumas missões.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!