BE quer que Governo cumpra medidas de apoio aos doentes de Machado-Joseph

0
13
DR/BE

DR/BE

No âmbito do debate de urgência sobre o sector da Saúde realizado hoje no parlamento açoriano, Paulo Mendes, deputado do BE denunciou o incumprimento de medidas de apoio aos portadores da doença de Machado-Joseph que foram aprovadas pelo parlamento, nomeadamente, o acesso a ajudas técnicas de adaptação à habitação, o acesso a consultas de fisioterapia, a prioridade na marcação de consultas médicas, e o apoio à investigação sobre esta doença que tem particular incidência no arquipélago dos Açores, principalmente na ilha das Flores.

Sobre este assunto deputado Paulo Mendes, defendeu que“as unidades de saúde de ilha devem ser instruídas no sentido de garantir o acesso às ajudas técnicas de adaptação à habitação a que os doentes de Machado-Joseph têm direito, mas que tem sido, por vezes, negado, devido a diferentes interpretações em cada unidade de saúde de ilha”, afirmou.

A titulo de exemplo Mendes referiu que “a fisioterapia para doentes de Machado-Joseph está suspensa na ilha das Flores há quatro anos, por falta de fisioterapeutas”, aproveitando a ocasião questionar para “quando é que o Governo Regional pretende resolver esta falha, salientando que “não se trata de um luxo”, mas de uma necessidade.

O deputado alertou ainda para o facto de não estar a ser cumprida a prioridade destes doentes no acesso a consultas de outras especialidades.

Relativamente à investigação sobre a doença de Machado-Joseph, o deputado lamentou que “a equipa de investigação médica que se tem deslocado periodicamente às Flores – apesar de toda a sua dedicação – não receba qualquer apoio da Região”.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO