BE questiona Governo sobre requalificação de porto de recreio das Lajes das Flores

0
14

O Bloco de Esquerda quer saber quando vai Governo Regional iniciar a obra de reabilitação do pontão do núcleo de recreio náutico das Lajes das Flores, e alerta para as consequências negativas para a economia da ilha que a atual situação representa.

No inverno de 2018, e devido às intempéries marítimas decorrentes das condições atmosféricas que se fizeram sentir na ilha das Flores, um bloco do pontão do molhe poente desprendeu-se totalmente, condicionando a operacionalidade das embarcações.

No passado mês de fevereiro, a Portos dos Açores anunciou o lançamento de um concurso público para reparação dos danos, nomeadamente a remoção do bloco da cabeça do molhe poente que foi derrubado, a dragagem do canal de entrada e bacia do núcleo de recreio náutico, para recuperação das respetivas cotas de serviço e, ainda, a reconstrução da estrutura danificada, com consolidação das fundações e reinstalação do farolim de assinalamento marítimo.

O Bloco de Esquerda recorda que a ilha das Flores é procurada por centenas de iates durante o período de verão, e salienta que esta situação está a prejudicar a ilha porque várias embarcações acabam por não permanecer neste porto apenas devido às más condições.

Os deputados do BE no parlamento dos Açores, António Lima e Paulo Mendes, solicitam ao Governo a disponibilização de todos os documentos referentes ao projeto de intervenção no porto de recreio náutico – reabilitação do pontão poente do Núcleo de Recreio Náutico das Lajes das Flores e a cópia do contrato de adjudicação da obra, no caso de já ter sido adjudicada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO