Biblioteca Pública da Horta acolhe fórum sobre agro-indústria e mar

0
14

Decorreu no passado dia 30 de abril, na Biblioteca João José da Graça, um Fórum sobre agro-indústria e mar.

Hélder Silva, diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores ficou responsável por uma apresentação intitulada “A Economia do Mar e o Desenvolvimento das Ciências Marinhas nos Açores”.

O diretor do DOP começou por apresentar a pesca nos Açores, salientando que este departamento tem investido muito em áreas alternativas, como por exemplo a biotecnologia e o turismo marinho, “áreas em grande crescimento nos Açores”, disse.

Amândio Silva, presidente da empresa PortugalFoods, responsável pela apresentação “Agro-indústria, a atualidade e o futuro” defende que a solução para ultrapassar os obstáculos passa por “uma partilha de informação”, realçando que a cooperação entre empresários é fundamental. “O Faial tem que perceber que de uma forma coletiva e em cooperação poderá ganhar dimensão nos mercados”, frisou.

Amândio Silva acredita que ao juntar “terra e mar ao turismo é que se poderá promover a marca Faial e a marca Açores, conquistando mercados no continente e mercados externos”.

Hélder Silva em jeito de conclusão, afirmou que “é importante apostar na qualidade do pescado e penetrar em nichos de mercado de grande escala”, valorizando, assim, “primeiro os nossos produtos”.

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara do Comércio e Indústria da Horta em parceria com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial e com o apoio da Câmara Municipal da Horta.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO