Bloco quer saber quando irá reabrir a Unidade Cerebrovascular do Hospital de Ponta Delgada

0
22
blank
DR

A Unidade Cerebrovascular do Hospital de Ponta Delgada, que encerrou devido à pandemia, continua encerrada atualmente. Tendo em conta que esta unidade é fundamental na resposta a doentes que sofrem Acidente Vascular Cerebral, e tendo em conta a evolução da pandemia na Região, o Bloco de Esquerda pediu hoje esclarecimentos ao Governo.

O diretor do Serviço de Neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo afirmou recentemente, numa entrevista, que as condições de tratamento aos AVC não são as ideais, uma vez que a pandemia da COVID-19 levou ao encerramento da unidade cerebrovascular deste Hospital, situação que se mantém até hoje.

O Bloco de Esquerda salienta que o funcionamento da Unidade Cerebrovascular é muito importante para garantir o tratamento e a recuperação de doentes que sofrem AVC, particularmente nas primeiras horas, que são determinantes para a sua eficácia.

Considerando a evolução da pandemia da Covid-19 na região e a necessidade de se garantir a qualidade da prestação de cuidados de saúde em todas as vertentes e patologias, o Bloco de Esquerda pergunta ao Governo os motivos que justificam que a Unidade Cerebrovascular do Hospital de Ponta Delgada ainda esteja encerrada e para quando está prevista a sua reabertura.