Blue Azores – Programa quer contribuir para a conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores

0
31
DR
DR

No âmbito do programa Blue Azores, que decorreu entre 11 e 20 de junho, foram promovidos encontros públicos e reuniões de trabalho com vista a reforçar o compromisso, apoio e empenho no que à conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores diz respeito.
Estes eventos, que contaram com a participação das comunidades piscatórias, científica e civil da região, tiveram lugar nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel e resultaram de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt.
Foram partilhadas experiências, apresentados desafios e ideias de representantes de organizações não governamentais, do setor marítimo-turístico, da Igreja, ou de empresas, com vista a desenvolver uma relação e ligação com os açorianos de todo o arquipélago, de forma a construir uma economia azul sustentável.
No centro da discussão esteve a proteção do “único e rico Mar dos Açores”, através de Áreas Marinhas Protegidas desenvolvidas através da ciência, e também a “manutenção de uma economia sustentável próspera, transformando a sociedade açoriana através da valorização do seu capital natural azul”, revela a organização, numa nota enviada às redações.
“O Mar dos Açores é rico mas ao mesmo tempo, frágil e marca a identidade cultural dos açorianos sustentando o seu modo de vida ao longo de muitas gerações. Proteger os seus ecossistemas marinhos, é essencial para garantir um oceano saudável para os açorianos, no presente e no futuro”, defende a organização.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO