Bolas de pêlo: Uma realidade felina

0
9

As bolas de pêlo são uma realidade na vida de todos os gatos, apenas estando excluídos os que não têm pêlo.

Devido ao seu grande cuidado com a sua higine, os gatos dedicam grande parte do seu tempo a fazer o chamado “grooming”, que consiste em lamberem-se para manter o seu pêlo limpo e saudável.

Este comportamento é natural e um indicador de saúde do seu gato. Se o seu gato não realizar o seu “grooming” poderá ser um sinal indicador de doença ou stress.

No entanto a sua língua tem uma estrutura semelhante à de uma escova, arrastando os pêlos para dentro da boca que serão depois engolidos. Ao serem ingeridos os pêlos podem acumular-se, formando as chamadas bolas de pêlo.

As bolas de pêlo podem ficar retidas no aparelho gastrointestinal do seu gato, nomeadamente no estômago e intestino.

Esta situação pode provocar desconforto ao gato, podendo levar a vómitos e dificuldades em defecar (tenesmo).

Quando o gato se sente desconfortável recorre à ingestão de ervas, com o objectivo de “vomitar” a bola de pêlo.

No entanto, embora muitos acreditem no contrário, a ingestão de ervas não é saudável nem segura.

As ervas são indigestas e irritam ainda mais o estômago. Por vezes não só o gato não expulsa a bola de pêlo como poderá desenvolver uma gastrite e/ou esofagite.

Embora não se possa evitar a formação de bolas de pêlo é possível facilitar a sua eliminação da forma mais correcta: através das fezes.

Para isto deve dar ao seu gato malte felino. O malte felino existe sob diferentes apresentações, nomeadamente em forma de pasta e biscoitos, muito palatáveis. O malte funciona como um lubrificante gastrointestinal que, encaminha a bola de pêlo pelo aparelho gastrointestinal para ser libertada nas fezes.

Deve ser administrado pelo menos uma vez por semana ou consoante as necessidades do seu gato. Consulte o seu Médico Veterinário.

A utilização do malte felino é a forma mais segura e saudável de manter o seu gato livre de bolas pêlo e sempre bem-disposto.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO