Bombeiros do Faial assinalam 104.º aniversário com tomada de posse do 2.º comandante

0
15

No próximo dia 16 de maio, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) assinala o seu 104.º aniversário, numa cerimónia que integra também a tomada de posse do 2.º Comandante, em regime de substituição, Paulo Jorge Vieira Sérgio.

Segundo a nota informativa remetida às redações, “o dia do aniversário da AHBVF, foi escolhido como Dia Municipal do Bombeiro, pela Câmara Municipal da Horta, realizando-se em 2016, pela 15.ª vez”.

Este ano, as celebrações têm lugar no dia 15 de maio, domingo de Espírito Santo e por essa razão serão integradas no Voto Municipal de Pentecostes, promovido pelo Município da Horta.

Assim a sessão solene evocativa do 15.º Dia Municipal do Bombeiro, está marcada para as 12h00, na Sala de Conferências da Sociedade Amor da Pátria, onde terá lugar uma Homenagem a Bombeiro e a Assinatura do Protocolo de Cooperação Social entre a Câmara Municipal da Horta e a AHBVF.

No dia 16 de maio, as cerimónias do 104.º aniversário iniciam-se com toque de sirene e hastear de bandeiras pelas 08h00, seguindo-se romagem ao Cemitério do Carmo, pelas 10h30. A Missa de Ação de Graças acontece pelas 12h00 e pelas 18h00 haverá desfile de viaturas da Associação por algumas artérias da cidade da Horta.

Às 20h00 tem início a Sessão Solene do 104.º Aniversário, na sede da AHBVF, que inclui a cerimónia de tomada de posse do 2.º Comandante, imposição de condecorações e divisas aos bombeiros, passagem ao Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros, intervenções e finaliza com Desfile da Formatura e Fanfarra.

No entanto, as celebrações do 104.º aniversário já arrancaram no domingo dia 1 de maio, Dia Internacional do Bombeiro, com toque de sirene, seguido de um minuto de silêncio, em homenagem a todos os irmãos de profissão que já fizeram a sua passagem.

No dia 7 de maio, a AHBVF promoveu o “Dia Aberto à Comunidade – Os Bombeiros e o Faial”, que incluiu várias atividades dirigidas à comunidade faialense assim como algumas ações de sensibilização em “Suporte Básico de Vida” e “Prevenção contra Incêndios”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO