The Velmans lançam EP- Losing My Mind com seis originais

0
9
Formada em 2011, a banda local “The Velmans” promoveu em novembro, o lançamento do seu primeiro vídeo e  EP, Losing My Mind, composto por seis originais.

O EP e vídeo, gravados de forma totalmente independente, foram dados a conhecer ao público através das redes sociais e está disponível no Youtube e no Bandcamp da banda.

Atualmente formada por Velmano Carvão (voz), Chistopher Pham (guitarra) e Rodolf Catarino (baixo), a banda encontrou a “harmonia e química” de se lançar na aventura de criar o EP.

Losing My Mind é composto por seis temas originais, três dos quais já tinham sido criados há mais tempo, quando a banda tinha outra composição, mas que foram agora adaptados ao novo estilo do grupo, mais direcionado para o acústico.

Em conversa com o Tribuna das Ilhas, o vocalista revela que as músicas incluídas neste EP ” já foram tocadas e apresentadas em algumas atuações da banda”. “O que estava a faltar era gravá-las em estúdio, compilá-las e disponibilizá-las para público”, explica Velmano.

Este EP levou alguns meses a preparar, até porque “houve muitas interrupções durante a sua realização”. “Os elementos da banda têm atividades diferentes e não havia uma disponibilidade total”, conta o vocalista.

Losing My Mind foi mixado e masterizado em Coimbra, “não num estúdio de topo”, revela o cantor, mas apresenta um “bom nível”, considera. Para o artista as dificuldades são muitas e o primeiro passo é começar por um nível mais baixo. “É quase como aprender a andar. Primeiro começamos por gatinhar”, afirma.

Esta formação musical tem feito muitas atuações. No entender do vocalista, “a banda tem condições e capacidade para tocar em diferentes palcos dentro e fora da ilha”, no entanto, as atuações fora da ilha têm uma logística maior e exigem mais promoção, o que para uma banda como os “The Velmans”, se torna mais complicado. No entanto, Velmano não põe essa hipótese de parte, caso surjam convites.

O artista revela que foi também no sentido de atingir essa promoção “dentro e fora de portas” que a banda decidiu lançar este EP, de forma a lembrar que os “The Velmans” existem, “não só no mercado local mas também no exterior”.

Depois deste trabalho e conforme as coisas forem avançando a ideia é lançar um CD. “O primeiro passo está dado com o lançamento deste EP e o próximo será o lançamento do CD, desde que as coisas evoluam de forma positiva”, salienta o vocalista.

Quanto ao vídeo, Velmano revela que partiu de uma ideia mais antiga do amigo Rodrigo Sá da Bandeira, que “sempre mostrou vontade de fazer o vídeo da música Losing My Mind”, o que poupou à banda “investimentos avultados”.

Esta formação musical não conta com quaisquer apoios, para além dos cachês das suas atuações, no entanto Velmano considera que cabe também às entidades dar a oportunidade às bandas locais de atuar para divulgar o que existe e diligenciar a sua promoção. “É importante que as pessoas tenham a oportunidade de ouvir coisas diferentes, para ficarem mais aculturadas e aí é que as entidades públicas devem ter a responsabilidade de promover o que se faz a nível local. Aliás, têm essa responsabilidade acrescida porque estão a representar a causa pública com os dinheiros públicos”, entende o artista.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO