BTL 2012_ Horta – uma das mais belas baías do Mundo

0
11

 

A Baía da Horta esteve em destaque no segundo dia de BTL com a apresentação aos visitantes da “Horta – uma das mais belas baías do Mundo”, rede mundial das baías mais belas do mundo em que a baía da Horta se integra desde Novembro de 2011. 

A candidatura da Baía da Horta foi apadrinhada pela única baía portuguesa pertencente ao clube – a Baía de Setúbal.

Tribuna das Ilhas falou com Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, cidade cuja baía foi a primeira portuguesa a integrar o Clube e que já promoveu um congresso com todos os 50 membros do clube. 

“Depois de várias propostas oriundas de cidades do país inteiro, considerámos ser a Baía da Horta a que reunia as condições necessárias para preencher os requisitos que são fundamentais no Clube, quer do ponto de vista ambiental, paisagístico e da intervenção humana. Setúbal não olhou para trás nem pensou duas vezes em propor esta entrada para o clube” – afirmou. 

De acordo com a presidente da Câmara de Setúbal, antes de oficializar a proposta houve uma visita dos elementos da sua autarquia ao Faial e qualquer dúvida que tenha surgido após a visualização dos vídeos foi dissipada. 

Conforme já referimos a baía de Setúbal já faz parte do Clube das Mais Belas Baías do Mundo e isso, de acordo com Maria das Dores Meira, tem trazido imensas vantagens: “nós hoje temos um número muito grande de turistas a visitarem Setúbal  por via deste canal. Há pessoas que fazem turismo só dentro das baías, isto é, que andam pelo mundo visitando todas as baías do clube. Tenho a certeza de que  a Horta vai sentir esta vivacidade e esta promoção.”

Sobre a manutenção da Baía no clube, manutenção esta que exige o cumprimento de uma série de requisitos, Meira diz que “não é complicado porque o poder local faz muito com pouco. Se já tínhamos a responsabilidade de cuidar bem da nossa baía, após estarmos no clube posso dizer que a responsabilidade duplicou.”

A distinção da Baía da Horta pela rede mundial das Baías Mais Belas do Mundo é "um motivo de satisfação, que trará maior notoriedade à Baía da Horta no contexto da rede mundial a que agora adere", afirmou João Azevedo e Castro, Presidente da Câmara Municipal da Horta na Bolsa de Turismo de Lisboa, que afirmou ainda que a "integração da Baía da Horta no Clube é o reconhecimento não só da beleza natural da enseada mas sobretudo da qualidade natural, histórica e cultural que a caracteriza".

Com a existência desta distinção, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo pretende salvaguardar o património natural das baías e regiões, preservar a sua identidade, respeitar os modos de vida, vivências e tradições das populações.

A organização pretende ainda acentuar a promoção do desenvolvimento económico local, sendo este sempre sustentado de acordo com os critérios adoptados pela Unesco.

A entronização da Baía da Horta decorrerá em Setembro de 2012, no Congresso Mundial do Clube, que se realizará em Bodrum, na Turquia e em Patmos, na Grécia.

Também o Parque Natural do Faial marca presença neste certame e está prevista a sua apresentação como Destino de Excelência.