Câmara acaba com número limite de bolsas de estudo a atribuir

0
67
blank
cmh bolsas

O executivo da Câmara Municipal da Horta (CMH) deu recentemente a conhecer à Associação de Estudantes da Escola Secundária Manuel de Arriaga o renovado
projeto “Bolsa 12”, aprovado em reunião de câmara, que vem substituir o atual
regulamento municipal. Para além da extensão da atribuição do apoio financeiro aos estudantes dos atuais 10 (dez) meses para os 12 (doze) meses, outra inovação deste projeto é a eliminação do número máximo de bolsas a atribuir.

O edil defende que “não podemos aceitar que um jovem faialense desista de prosseguir os seus estudos por falta de condições financeiras da família, pelo menos no que depender do apoio do Município”, anunciando que “todos os alunos que reúnam os requisitos passam a ter direito à bolsa”, pois “todos os jovens devem ter a possibilidade de prosseguir os seus estudos além do ensino secundário”.

Com o “Bolsa 12”, e no sentido de incrementar a celeridade do pagamento, os alunos que se candidatarem a bolsas de outras entidades e que preencham os requisitos poderão agora optar por começar logo a receber o apoio do Município da Horta, “fazendo-se os acertos a que houver lugar logo que exista decisão das outras entidades sobre as bolsas a atribuir”, adiantou Carlos Ferreira.

Para Carlos Ferreira, “as bolsas de estudo são também um modo de estimular os jovens, acrescentando-lhes qualificações, para que, no futuro, possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento qualitativo do Concelho no exercício das suas profissões”.

No final da reunião, o Presidente da Câmara Municipal da Horta enalteceu o papel que as associações de estudantes exercem em prol dos interesses e necessidades do corpo estudantil e manifestou a disponibilidade do Município na defesa pela igualdade de oportunidades dos alunos faialenses.

O projeto do regulamento municipal do “Bolsa 12” será agora publicado em Diário da República para apreciação e discussão pública, pelo período de 30 dias, e posteriormente submetido à Assembleia Municipal.