Câmara da Horta assinala Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos com várias iniciativas

0
0
blank
DR

De 19 a 27 de novembro decorre a 14ª Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos e a 13ª Resíduos dos Açores.

Neste âmbito, a Câmara Municipal da Horta, através da Divisão de Serviços Municipais e Ambiente, desenvolveu duas ações neste fim-de-semana: a Feira de Roupa Circular, que decorreu no sábado, no Mercado Municipal, e o Curso de compostagem doméstica, ministrado pela Engenheira Sofia Matos, no Banco das Artes.

“Para a Câmara Municipal da Horta, é fundamental promover uma economia circular e alcançar um desenvolvimento sustentável, sensibilizando a população para a Redução do consumo, Reutilização de produtos e materiais e Reciclagem de resíduos”, declarou Eduardo Pereira, Vereador com o pelouro do ambiente.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, só em Portugal deita-se para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano. Neste sentido, e para além de dar uma nova vida à roupa usada, a Feira de Roupa Circular serviu também para consciencializar sobre o impacto que os têxteis têm no nosso planeta.

Com o curso de compostagem doméstica, a Câmara Municipal da Horta pretendeu dotar os participantes de uma solução para transformar os resíduos de jardim e restos de preparação de comida num adubo natural que melhora a estrutura dos solos e a resistência das suas plantas.

Para contribuir para a melhoria do ambiente, e dar a conhecer o que é desenvolvido no concelho, o Município está a realizar um jogo nas redes sociais, que a par dos munícipes terem a oportunidade de aprender, podem também ganhar prémios.