Câmara Municipal da Horta aposta no envelhecimento ativo com o projeto AGILidades Lab Center

0
24
blank

O Município da Horta irá implementar o Projeto AGILidades Lab Center, que tem em vista a promoção de jogos terapêuticos junto da população idosa.

Maria Antónia Dutra, Vereadora da Câmara Municipal da Horta com o pelouro da ação social, revelou que “o Município tem priorizado iniciativas que incentivem o envelhecimento ativo e confortável da população”, sempre numa perspetiva “de aumentar a qualidade de vida da nossa comunidade”.

A Vereadora da edilidade mostrou-se ainda satisfeita com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com as IPSS, revelando que o principal objetivo deste trabalho em rede passa por “garantir a máxima qualidade nas respostas concelhias às necessidades dos nossos idosos”.

A Câmara Municipal da Horta adquiriu 15 kits do projeto AGILidades Lab Center, com vista ao desenvolvimento de atividades de diagnóstico e estimulação dos idosos e de reeducação psicomotora, os quais serão disponibilizados aos Centros de Convívio e de Dia.

Paralelamente aos jogos de agilidade, a aquisição contempla, também, ações de formação em investigação e desenvolvimento dos jogos, capacitação de pessoas para tarefas de grupo e desenvolvimento pessoal e, ainda, atividades de estímulo e de animação.
Com estes kits, referiu Maria Antónia Dutra, “pretende-se dotar de competências os técnicos das instituições locais que têm a resposta de Centros de Convívio e de Dia, facultando-lhes mais um instrumento de trabalho e de acompanhamento à população utente”.

Para além desta iniciativa, o Município tem a decorrer diversas atividades dedicadas aos idosos, nomeadamente a formação “Cuidados Geriátricos”, no âmbito do projeto Aprender em Comunidade”, o projeto “Faial em Forma” e ainda sessões de Saúde Mental.