Câmara Municipal da Horta dá primeiro passo na adesão aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

0
32
blank

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, reuniu esta quinta-feira com os responsáveis da Cartilha da Sustentabilidade dos Açores para abordar precisamente o tema da sustentabilidade, tendo essa reunião representado “um primeiro passo do Município da Horta no sentido de aderir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, referiu.

Para o Presidente do Município, a “sustentabilidade do desenvolvimento da ilha do Faial nas mais diversas vertentes é uma das preocupações do novo executivo camarário”, daí que, acrescenta, nós “temos traçado um plano de ação com objetivos concretos e prioritários para

o desenvolvimento sustentável do Município”, não apenas ambiental ou turístico, mas também em outras áreas como seja a sustentabilidade social, económica e cultural”.

Este caminho rumo à sustentabilidade representa um compromisso público com uma gestão responsável, justa e transparente, sendo que em cada ano, as entidades subscritoras definem três compromissos que contribuam de forma objetiva e verificável para a Agenda 2030, tendo em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Foi dado o primeiro passo. Nos próximos meses vamos desenvolver os trabalhos necessários, tendo em vista a adesão do município, em sintonia com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, declarou o Presidente da autarquia.

Contando atualmente com 155 entidades subscritoras nas nove ilhas do Arquipélago, e 625 compromissos por um arquipélago mais sustentável, a Cartilha da Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa do Governo Regional que visa acelerar a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o contributo da região para a Agenda 2030.