A Câmara Municipal da Horta está a promover sessões de ioga destinadas aos professores do Faial, no âmbito do projeto Bem-estar Docente.
Para a Vereadora Maria Antónia Dutra, “este projeto tem como objetivo incrementar e desenvolver atividades que apoiam os docentes, tais como a promoção de formações acreditadas, de ateliers e da prática desportiva”.
Com este propósito, a iniciativa arrancou a 30 de novembro com ioga, ministrado pela formadora Sara Porto, no Banco das Artes, e decorre até 18 de janeiro, sendo uma atividade que estimula e promove o controlo de stress e da ansiedade, frequentes nos dias de hoje devido às exigências da vida pessoal e profissional.
A responsável municipal pela área da educação acrescenta ainda que o “bem-estar docente é uma condição essencial para o sucesso educativo, sendo mais uma ferramenta do Município na implementação de estratégias que promovam o bem-estar nas escolas do nosso concelho, o reconhecimento e prevenção dos sinais de stress, melhorando a qualidade das aprendizagens e valorizando a profissão e os seus profissionais”.
Maria Antónia Dutra lembra ainda que, no início do ano letivo, a Câmara Municipal da Horta colocou à disposição das escolas um atelier dedicado aos filhos dos professores da Escola Secundária Manuel de Arriaga e da Escola Básica Integrada da Horta, nomeadamente no período em que são realizadas as reuniões finais do período, “em especial para todos aqueles que não tenham onde colocar os seus filhos”.
O Município desenvolverá novos projetos ainda este ano, com especial destaque para ações de formação na área da psicologia.