Câmara reforça cooperação com os bombeiros

0
24
DR/CMH
DR/CMH

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial será a primeira instituição faialense a receber, do Município da Horta, a chave da cidade. A distinção será entregue no próximo dia 16 de maio, numa cerimónia que assinalará o 19.º Dia Municipal do Bombeiro, vinte anos da mesma data comemorativa ter sido instituída.

A atribuição da chave da cidade foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal como reconhecimento pela missão humanitária e de proteção civil desempenhada no concelho, logo após a passagem do Furacão Lorenzo, para ser atribuída no 19.º Dia Municipal do Bombeiro, em 2020, numa cerimónia que veio a ser adiada devido ao confinamento geral decretado aquando da 1.ª vaga da pandemia pela COVID-19.

Em reunião realizada com a Direção da Associação e o Comando dos bombeiros, na passada sexta-feira, nos Paços do Concelho, foi decidido assinalar, vinte anos depois, o Dia Municipal do Bombeiro no aniversário da Associação, a 16 de maio, em cerimónia que se realizará no Teatro Faialense, também com a atribuição de diplomas de serviço e a tomada de posse da equipa de comando.

No decorrer da reunião foi celebrado o protocolo de cooperação com a Associação, no qual a Câmara Municipal atribui cerca de 72 mil euros para suportar a realização de ações de prevenção em matéria de proteção civil, incluindo simulacros de teste ao Plano Municipal de Emergência.

Para José Leonardo Silva, “a cooperação entre a Câmara e os bombeiros é fundamental para termos uma proteção civil cada vez mais forte. Ao longo dos anos temos vindo a fortalecer esta parceria, criando incentivos ao voluntariado através de benefícios municipais, que queremos ainda alargar, dentro do que legalmente possível”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO